Início | O Thermas | Esportes Radicais e Passeios | Dicas | Jaciara | Atualidades | Fotos | Contatos
 
 
 
Jaciara, cidade progressista com uma população de aproximadamente 26.000 habitantes, está localizada na calha do Rio São Lourenço, entre a capital Cuiabá (140 km) e a cidade de Rondonópolis (70 km), em um planalto com uma arquitetura arrojada, onde uma brisa suave, quase constante percorre suas ruas arborizadas, em clima tropical semi-úmido com temperatura média de 32ºC, com seu período de chuva bem definido. Permite desfrutar de um ambiente tranqüilo e agradável.

Jaciara possui uma crescente infra-estrutura de serviços como: hotéis, restaurantes, balneários, policiamento, instituições de ensino e tudo mais que uma cidade que tem potencial turístico necessita.

É uma região produtora de águas termais e minerais, próximo dos maiores pólos empresariais do Mato Grosso com um sistema viário que garante rápido acesso às rodoviárias e aeroporto. Possui uma boa infra-estrutura para receber turistas.

Em Jaciara você vai encontrar lugares de rara beleza, para serem apreciados e fotografados: Rios, Cachoeiras, Águas Quentes, Sítio Arqueológico, Piscinas Naturais, Parque Aquático, Rapel, Rafting e muito mais. Nos meses de Setembro e Outubro acontece em Jaciara a famosa Temporada de Esportes Radicais, reunindo atletas de vários pontos do Brasil para participarem dos mais variados tipos de esportes radicais.

Jaciara possui diversos atrativos naturais, propícios para a prática de esportes de aventura. Ao longo do Rio Tenente Amaral e Rio São Lourenço, forma-se um dos mais belos conjuntos de cachoeiras do Centro-Oeste. Ao longo do Rio Tenente Amaral, podemos conhecer a Cachoeira da Mulata, a Cachoeira do Canal e a Cachoeira do Bambu, onde também teremos a chance de conhecer a Cachoeira da Fumaça uma bela queda de 30 metros de altura (cartão postal de nossa cidade).

Porque o nome de Jaciara?
JACI – de origem Tupi = Lua
ARA – de origem latim = Altar
JACIARA – Altar da Lua ou Senhora da Lua


História, Cultura e Vegetação: O desbravamento das terras onde hoje em dia se localiza Jaciara ocorreu em 1945, o que faz do município um lugar bem recente. O primeiro povoado e o loteamento dos cerca de 70 hectares de terras data de 1945, com a família Costa Ferreira, que iniciou o processo de colonização. Possibilitando com isso um desenvolvimento populacional e econômico, principalmente com a construção da BR 364, em meados de 1958. Pela Lei Estadual nº 1.188, de 20 de dezembro de 1958, Jaciara se desmembrou dos municípios de Cuiabá e Poxoréo. A cobertura vegetal era composta por matas ciliares, matas de transição e cerrados, mas hoje a maior parte da cobertura vegetal do município de Jaciara já foi modificada, sendo a mesma substituída pelas lavouras de algodão, soja, milho e, principalmente, cana-de-açúcar.